HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CESAM-TO...

Adolescentes de vários estados Brasileiros reunidos para o encontro da Juventude Salesiana
Dom Bosco, entre nós! Caminhada Salesiana para São João Bosco comparticipação de Jovens das Obras de Palmas

Neste último domingo (12), nem o sol quente nem umidade baixa foi capaz de afetar a fé dos jovens na comunidade salesiana. Realizaram com fervor e animação a caminhada pelo centro da cidade, para dar segmento do último dia do Encontro da Juventude Salesiana, que esse ano contou com a presença mais que especial do Reitor-Mor da congregação Salesiana, 10º sucessor de Dom Bosco, Pe. Ángel Artime. A partir das 8h30, mais de mil pessoas, com camisetas comemorativas, incluindo nosso Reitor-Mor, religiosos da Inspetoria São João Bosco, educadores das unidades Salesianas de 7 estados e comunidade, saíram do Santuário, na W3 Sul, em direção à catedral de Brasília, na Esplanada dos Ministérios, para homenagear o padroeiro de Brasília. O evento encerra o fim de semana de celebração por Dom Bosco e do encontro da juventude Salesiana.

Ontem, cerca de 700 jovens de Minas Gerais, Tocantins, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro e do DF se reuniram nas dependências do Colégio Dom Bosco e do Santuário Dom Bosco, onde estão acampados desde sexta-feira (10) para o encontro. Neste final de semana de muita animação e conversas, os adolescentes participaram de cursos de formação religiosa, catequese com o Reitor-Mor, Noite Cultural, Nigth Fever, Lectio Divina, Adoração ao Santíssimo, Louvor, Confissões, missas, palestras e oficinas temáticas. Além de atividades esportivas, dança, música, teatro e artes plásticas. O encontro objetivou reforçar a fé dos jovens fiéis e inspirá-los a cumprir o compromisso de difusão da religião, de acordo com o inspetor da Inspetoria Salesiana São João Dom Bosco, padre Orestes Carlinho Fistarol. “Na pedagogia de Dom Bosco, o jovem é também protagonista. Ele deve assumir sua missão de evangelizador e educador de pessoas que têm a mesma idade. Faremos tudo à moda salesiana, com muita música e dança”, explica.

Para finalizar esse final de semana tão especial para a congregação Salesiana, foi realizada uma missa solene no santuário, com a presença de salesianos e salesianas, bispos e autoridades da Igreja, a celebração teve início às 11h20, presidida pelo Reitor-Mor, 10º sucessor de Dom Bosco, Pe. Ángel Artime. Não à toa, os mais novos são os mais engajados na festa em homenagem a àquele que sonhou com a construção da cidade anos antes de Juscelino Kubitschek, explica o religioso. “O jovem é reflexo daquilo que o mundo adulto lhe passa. Ele quer um mundo melhor, melhorar de vida. Se fazemos uma boa proposta, ele é bem receptivo”, acredita, Pé Ángel Artime, Reitor-Mor dos Salesianos. Assim, o encontro da juventude Salesiana não apenas reconta a vida e a dedicação dos salesianos às obras da Igreja, como também é um momento de renovação